São seis, no total, os elementos do ALAVARIUM – A. C. A. que se tornaram vice-campeões nacionais de Andebol de Praia, no escalão de sub-14 masculino, em representação do C. A. P. A. (Clube de Andebol de Praia de Aveiro), naquele que foi o ano de estreia no escalão da equipa Aveirense.

Tiago Pereira (Treinador-Adj. da equipa sénior masculina e treinador dos sub 16 e sub 14 do Alavarium), Tiago Sousa (reforço do plantel senior masculino para 22/23), ambos como técnicos da equipa e os atletas Afonso Crespo, David Martins, Francisco Sales e Francisco Souza (atletas sub 14) formam o sexteto dos “alaboys” presentes no fim de semana passado na Nazaré, onde se disputou a fase final do Campeonato Nacional de Andebol de Praia SUB 14.

No rescaldo da Fase Final falamos com Tiago Pereira, técnico, dos Sub 14 dos CAP Aveiro !

Tiago no teu ano de estreia na equipa técnica dos CAP Aveiro e no ano de estreia da própria equipa que significou para VCS ser vice-campeões nacionais?
Foi uma Estreia muito positiva e orgulhosa para mim e para todos, Repara, quem não quer estar numa final de uma fase final? Todos querem e estes atletas mereceram estar e tornarem-se vice-campeões nacionais! Foi um orgulho para mim sairmos todos “campeões”.
Para quem iniciou este projeto de sub 14, no dia 22/6/2022, todo o trabalho é positivo, foi uma estreia muito positiva para todos nesta vertente da nossa modalidade.
Por tudo isso, este resultado teve um significado muito especial e satisfatório.

Neste projeto estão 4 atletas “alaboys”. Consideras benéfico o andebol de praia para os atletas não terem uma paragem tão grande?
Muito benéfico em vários aspetos, a pouca paragem como referido, mas também a aprendizagem de outras técnicas aplicadas no andebol de praia.
Mais benéfico ainda, considero eu, foi a amizade criada no grupo constituído por atletas também de outros clubes. Criaram uma amizade forte e muito unida. Isso para mim foi, de longe, o mais importante.


Sendo tu técnico do Alavarium e dos CAP Aveiro, pensas levar mais miúdos a experimentar a vertente de verão da nossa modalidade, onde lhes é permitido para além da prática desportiva outras vivências e experiências benéficas para o desenvolvimento deles?
Desde ja quero agradecer ao CAP Aveiro (Fernando Vilar) por ter dado esta oportunidade a mim e a todos os atletas envolvidos nesta conquista.
Podemos dizer que depois de uma época longa, muito cansativa, com muitos jogos para estes alaboys que participaram nos campeonatos de sub 14 e sub 16, e como se isto não bastasse, “tiveram a coragem” de participar nesta modalidade de verão, para mim, acaba por ser uma vivência e experiência com muito benefícios para o todo desenvolvimento deles. acabaram mais fortes e com muito mais vontade de praticar a nossa modalidade. Reforço que o que ficou mais satisfatório deste percurso foi a amizade e união criada por eles todos.
Ainda há uns meses eram adversários e agora eram colegas a puxar uns pelos outros e todos pelo mesmo objetivo: Penso que vai ser engraçado e com muita curiosidade que os vou ver a jogar uns contra os outros no indoor.
Não posso deixar de agradecer ao nosso futuro atleta dos seniores masculinos, Tiago Sousa, e a todos os pais que so com ajuda deles é que se conseguimos chegar a este sucesso. Tenho a certeza de que sem eles nada disto teria sido possível.


Na Foto da esquerda para a direita
Em cima. Tiago Pereira (Treinador), Duarte Branco (C. D: São Bernardo), Guilherme Silva (A. D. Sanjoanense) Guilherme Soares (Estarreja A. C.) David Martins (Alavarium A. C. A.) Telmo Lucio (A. D. Sanjoanense), Sr. Carlos (Dirigente), Tiago Sousa (Treinador)
Em baixo pela mesma ordem: João Coutinho (A. D. Sanjoanense), Francisco Sales (Alavarium A. C. A.), Afonso Crespo (Alavarium A. C. A.), Martim Soares (C. D. Feirense), Tiago Lameiras (A. D. Sanjoanense)
Faltam na foto o Francisco Souza (Alavarium) e o Guilherme Cardoso (A. D. Sanjoanense)