O embrião do Alavarium – Andebol Clube de Aveiro surgiu no ano de 1989 com a inscrição na Associação de Andebol de Aveiro de uma equipa sénior masculina em representação do Núcleo de Andebol da Associação de Estudantes da Universidade de Aveiro. Nos anos seguintes, a atividade deste núcleo do movimento associativo da UA foi-se alargando com a criação de diversas equipas de formação.
No verão de 1995, a direção do núcleo de andebol foi confrontada com a posição da associação académica que pretendia terminar com a atividade desportiva federada no âmbito da sua organização. Perante esta situação, surgiu a ideia da constituição de um clube que se dedicasse à pratica do andebol e que desse continuidade ao trabalho desenvolvido pelo núcleo de andebol da A.A.U.Av.
No passado dia 24 de junho realizou-se o último ato eleitoral até ao momento com a eleição de uma direção de continuidade presidida por Paulo Elísio Sousa
Durante estes primeiros vinte e cinco anos de existência, o Alavarium – Andebol Clube de Aveiro desenvolveu uma intensa atividade que vai de encontro ao seu principal desiderato que foi definido aquando da sua fundação, e que passa pela divulgação da prática desportiva, em particular do Andebol, junto da população jovem da cidade de Aveiro.
A atividade desenvolvida pelo clube proporcionou a prática desportiva a milhares de jovens aveirenses que integraram as equipas de andebol do Alavarium – Andebol Clube de Aveiro no decorrer dos seus 25 anos de vida e que participaram em centenas de competições regionais e nacionais.
Em resultado do bom desempenho que a equipa sénior feminina tem apresentado na principal competição nacional, a mesma tem sido qualificada para participar nas provas da European Handball Federation (EHF) e por nove ocasiões o Alavarium – Andebol Clube de Aveiro tem representado Aveiro e Portugal nas competições europeias, tendo defrontado equipas de países tão diversos, como da Croácia, Inglaterra, Alemanha, Roménia, Bósnia, Hungria, França, Servia, Polonia, Turquia e Espanha.
O Alavarium – Andebol Clube de Aveiro tem fornecido as seleções nacionais femininas e masculinas dezenas de atletas que somam no seu conjunto centenas de internacionalizações e que já participaram em campeonatos da europa e do mundo.
Continuando o seu trabalho e cumprindo o seu lema “Formar para depois competir”, o Alavarium – Andebol Clube de Aveiro, movimentou na época de 2018/2019, 268 atletas repartidos por quinze equipas em competição permanente que vão desde os bâmbis femininos e masculinos até aos seniores femininos e masculinos e veteranos masculinos,