Breaking news
  1. ALAVARIUM LOVER TILES – SL BENFICA na meia final da Taça de Portugal
  2. RAQUEL MACHADO PELA 1ª VEZ NA SELEÇÃO NACIONAL SUB 14
  3. CONSTANÇA PÁSCOA MARCA PRESENÇA NO CENTRO TREINO NACIONAL – ZONA NORTE
  4. LOVE TILES MARCOU PRESENÇA NA RECEPÇÃO AO MADEIRA ANDEBOL SAD
  5. ALAVARIUM SOLIDÁRIO

Com este propósito, o Alavarium – Andebol Clube de Aveiro foi fundado em 17 de junho de 1996, resultando da congregação de boas vontades e dos trinta e um sócios fundadores que nesse dia participaram no ato de criação do clube.

Na primeira assembleia geral do clube foi eleita uma junta diretiva, presidida pelo Prof. José Teixeira, que teve a seu cargo os destinos do clube até 1998. Nesse ano foi eleita a primeira direção, presidida pelo Eng.º Paulo Elísio Sousa, que se manteve como líder do clube durante doze anos consecutivos até 2010.

O clube viveu depois um período de alguma instabilidade, com várias comissões diretivas a gerir os seus destinos. Em 2015 voltou a normalidade estatutária com a eleição de uma nova direção sob a liderança de Paulo Elísio Sousa.

Esta prática sistemática e devidamente enquadrada técnica e desportivamente teve como consequência a participação na 1ª divisão nacional com as equipas de seniores femininas, juniores, juvenis e iniciados masculinos, para além de participarem em várias fases finais de campeonatos nacionais de vários escalões etários.

Como corolário deste trabalho persistente e contínuo surgiu em 2010/2011 o primeiro título nacional, com a equipa de iniciadas femininas a sagrarem-se campeões nacionais da da 2ª divisão.

Mas o melhor estava ainda para vir e a obtenção de vários títulos nacionais, nomeadamente os obtidos pelas equipas seniores femininas do clube em 2012/2013, 2013/2014 e 2014/2015 e pelas equipas de iniciadas e juvenis femininos em 2014/2015.

Em 2017/2018 surgiu o primeiro título nacional das equipas masculinas com os juniores masculinos a sagrarem-se campeões nacionais da 2ª divisão.

O Alavarium – Andebol Clube de Aveiro é assim um clube de referência no andebol nacional, não só pela qualidade dos resultados apresentados mas também pela quantidade, sendo o maior clubes do país em termos do número de praticantes.

O embrião do Alavarium – Andebol Clube de Aveiro surgiu no ano de 1989 com a inscrição na Associação de Andebol de Aveiro de uma equipa sénior masculina em representação do Núcleo de Andebol da Associação de Estudantes da Universidade de Aveiro. Nos anos seguintes, a atividade deste núcleo do movimento associativo da UA foi-se alargando com a criação de diversas equipas de formação.

No verão de 1995, a direção do núcleo de andebol foi confrontada com a posição da associação académica que pretendia terminar com a atividade desportiva federada no âmbito da sua organização. Perante esta situação, surgiu a ideia da constituição de um clube que se dedicasse à pratica do andebol e que desse continuidade ao trabalho desenvolvido pelo núcleo de andebol da A.A.U.Av.

No passado dia 24 de junho realizou-se o último ato eleitoral até ao momento com a eleição de uma direção de continuidade presidida por Paulo Elísio Sousa

Durante estes primeiros vinte e cinco anos de existência, o Alavarium – Andebol Clube de Aveiro desenvolveu uma intensa atividade que vai de encontro ao seu principal desiderato que foi definido aquando da sua fundação, e que passa pela divulgação da prática desportiva, em particular do Andebol, junto da população jovem da cidade de Aveiro.

A atividade desenvolvida pelo clube proporcionou a prática desportiva a milhares de jovens aveirenses que integraram as equipas de andebol do Alavarium – Andebol Clube de Aveiro no decorrer dos seus 25 anos de vida e que participaram em centenas de competições regionais e nacionais.

Em resultado do bom desempenho que a equipa sénior feminina tem apresentado na principal competição nacional, a mesma tem sido qualificada para participar nas provas da European Handball Federation (EHF) e por nove ocasiões o Alavarium – Andebol Clube de Aveiro tem representado Aveiro e Portugal nas competições europeias, tendo defrontado equipas de países tão diversos, como da Croácia, Inglaterra, Alemanha, Roménia, Bósnia, Hungria, França, Servia, Polonia, Turquia e Espanha.

O Alavarium – Andebol Clube de Aveiro tem fornecido as seleções nacionais femininas e masculinas dezenas de atletas que somam no seu conjunto centenas de internacionalizações e que já participaram em campeonatos da europa e do mundo.

Continuando o seu trabalho e cumprindo o seu lema “Formar para depois competir”, o Alavarium – Andebol Clube de Aveiro, movimentou na época de 2018/2019, 268 atletas repartidos por quinze equipas em competição permanente que vão desde os bâmbis femininos e masculinos até aos seniores femininos e masculinos e veteranos masculinos,

1996
FUNDAÇÃO
O ALAVARIUM é fundado em 17 de junho de 1996

COMPETIÇÕES EUROPEIAS

placeholder
placeholder
placeholder
placeholder